2 de jul. de 2014

Nostalgia - A Minha 1ª Vez.

É nóis Di Motoca desde pequeno!
Tem coisas que marcam a gente. Nossa primeira professora, a primeira paquera na escola etc. Mas pra nós, motociclistas, existe outro fato importante na vida: a primeira vez que andamos de moto. Eu sempre adorei motos, ficava o dia todo na "Tonquinha", ou assistindo "chips" na TV, ou vendo Jaspion voando na sua estrambólica moto.


As mina pira num Motoca.. kkkk
Até que um dia, eu me lembro de meu tio aparecer em casa, procurando minha mãe. Ela estava trabalhando e ele me pediu pra levá-lo até onde ela estava. Até aí tudo bem, mas o problema é que ele estava de moto. Eu não me lembro de ter sequer subido numa moto de verdade antes desse dia (minha memória é horrível, mas esse dia ficou marcado). Meus pés não alcançavam as pedaleiras do garupa, então meu tio me colocou sentado sobre o tanque azul de sua moto, segurando no guidão cromado. Sem capacete, o vento batia no meu rosto muito mais forte do que de bicicleta, e nos primeiros segundos eu tive medo, muito medo. Mas depois de passar pela esquina, eu percebi que nunca tinha me sentido tão bem. O sol estava forte, os cromados reluziam e aquele azul do tanque com os frisos dourados nunca mais saíram da minha cabeça. Hoje não sei dizer se era uma CG 125 ou uma CB 750 Four mas pra mim era uma máquina enorme, linda e poderosa, que trovejava enquanto deslizava pelas ruas e me dava a sensação de flutuar pelo ar.

Não sei se era uma 125 ou 750.. mas não faz a menor diferença..

Anos mais tarde, aprendi a pilotar, numa CBX 150 AERO do meu pai, e já jovenzinho começava a fazer minhas trocas e negócios em motos. Tive uma DT 180, uma CG 125, uma Vespa PX 200, uma CB 400. até que um dia por razões pessoais, parei de andar de moto. Simplesmente esqueci que isso existia. Então uma época, essa vontade começou a voltar e acabei comprando uma moto, uma simples 150cc. Quando eu tirei ela da loja e fui levá-la pra casa, após 10 anos em subir numa moto, ao começar a andar, só lembrava de estar sentado sobre o tanque de combustível azul, naquele dia de sol e então percebi que aquilo era uma parte da minha vida que eu não tinha como deixar de lado, pois até hoje, toda vez que pego minha moto eu me sinto como aquele garoto deslizando no vento. Valeu Tio, não tenho como te agradecer o suficiente.

Valeu pelo presente Tio!


E vocês, como foi a sua primeira vez Di Motoca?

Gatunos roubando uma moto.

Tá cada vez pior..


1 de jul. de 2014

Dicas para viajar pela América do Sul

Nosso amigo Matova Sergio Quadra, do Nomades MC nos dá dicas pra viajar pelos nossos paises vizinhos:

Direto do blog: Filho da Estrada!

As dicas abaixo não são todas de minha autoria, pois algumas eu tirei na internet, em relatos de experientes aventureiros. Espero que entendam o intuito dessa divulgação. 

Documentos: 
-Tire cópias autenticada dos documentos, deixando em dois
pacotes: 1 com todos os originais que você usa apenas na fronteira, o
outro você usa nas estradas, evitando que os corruptos levem os
documentos originais para dentro das guaritas e cobrem propina para
devolver, (nunca mostre passaporte original nas estradas) 
-Escaneie seus documentos e envie ao seu e-mail, então em qualquer lan house tu terás acesso a eles, isso facilita em caso de extravio.  
- MUITO IMPORTANTE, Cada vez que tu entra em um pais, eles emitem 2 documentos, um para o veiculo, na aduana e o outro na imigração referente a você e sua permanência, em hipótese alguma os perca, caso perca não pode sair do pais com o veiculo. Ao receber o documento verifique se estão corretos: os números da placa, chassi etc, assim que possível tire uma cópia
e guarde-os em lugar seguro. 
-O Peru não faz parte do Mercosul então o seguro CARTA VERDE não vale por
lá. Bolívia e Peru utilizam um seguro chamado SOAT - Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito, Pelo que está descrito no normativo, o seguro para carros com matricula estrangeira só é obrigatório se a permanência no país for superior a 30 dias (Capitulo 11, Art. 4). É BOM CONFIRMAR
Saúde: 
-Se possível compre um seguro de saúde, te ajuda em caso de emergência, é não e muito caro.
Dinheiro: 
-Sempre leve dinheiro em espécie, principalmente nos interiores da Bolívia e Peru. Deixe os cartões para cidades maiores. Divida o dinheiro em 2 a 3 lugares e evite sacar na frente de desconhecidos

-Não leve dólares rasgados, eles não aceitam e são bem chatos com isso, Não leve notas de 100 dólares da série CB e D...não aceitam na Bolívia, Peru, Paraguai...nem em bancos locais.
Autoridades: 
-Seja alegre e muito paciente nas aduanas, pois quase tudo é demorado..parecem estar 10 anos atrasados em relação ao Brasil, se organize para chegar cedo na aduana e ter tempo de sobra

-Ao ser parado pela policia, seja educado, paciente e nunca demonstre arrogância. Aproveite para perguntar sobre as estradas, ou elogiar o pais, rsss, dessa forma tu quebra o “gelo” e cria uma boa empatia.  
-Em situações “difíceis”, finja que não entende, assim tua cria tempo para solucionar o problema, peça uma opinião a autoridade... Assim ele vai ficar menos "prepotente”. 
-Use sempre junto um belo sorriso (bom dia/obrigado/com licença) 
-Se não gosta de futebol, saiba ao menos o nome dos principais jogadores da seleção, mas seja humilde, não precisa jogar na cara que somos os melhores, kkkkkkkkk  
-Desconfie de quem fala muito e não te encara nos olhos.
Alimentação: 
-Evite comer comidas com muito tempero e gorduras, água só a mineral e em lugares confiáveis, pois são comuns os casos de infecção intestinal e diarréias, devido à mudança de clima, alimentos e aromas.

-Tome o chá de coca sem açúcar, isso faz o corpo se sentir melhor devido ao "soroche"(mal da altura),tonturas,náuseas,desmaios e dores de cabeças. 
-Nas refeições, peça sempre o "menu" é o nosso "PF" é bem mais barato (sempre vem sopa/refeição principal e suco..varia de 2 a 10 reais) 
-Não leve ao Brasil folha de coca para chá, é proibido no Brasil e te trará uma grande dor de cabeça. 
-Faça uma lista de bases de medicamentos que você é alérgico, com os nomes das bases. 
Orientação: 
-Para quem usa GPS Garmin é possível abaixar todos os mapas de
graça de todos os países: (http://www.proyectomapear.com.ar/) 
-No norte do Chile existem poucos postos de gasolina, procure informações com os motoristas de caminhões e em caso de duvida, sempre leve gasolina reserva.  
-Evite passar em regiões de grandes altitudes a noite, pois nesse horário a temperatura é muito menor.  
-Cuidado ao andar de moto em Cusco ao chover, a cidade é feita toda de pedra e fica um sabão ao trafegar e caminhar.  
-Não saia de carro/moto nas cidades grandes, é perigoso. Deixe o no hotel e saia de táxi ou moto-táxi em media eu pagava de 1 a 2 dólares, muito barato.
Diversos: 


-Roupas de frio são bem baratas na Bolívia e Peru, aproveite para comprar. 
-A pele (pelo) de alpaca é fosca e as falsificadas são brilhosas.  
-Leve lubrificante de corrente, Peru e Bolívia difícil de achar. 
-Leve reparo de pneu, se possível uma câmera reserva, uma
bomba de encher e um medidor de pressão(Difícil encontrar postos que os tenham) 
-Não exija do motor do seu veiculo nas alturas, pois o mesmo sofre também.  
-Leve roupas de tactel, são fáceis de lavar, secam rápido e ocupam pouco espaço. 
-Não esqueça do protetor solar e labial, o frio de altitude queima mais de em praias.

(PS: A gente sabe que os personagens do seriado "Chaves" são mexicanos, e não Sul-Americanos, mas como sou fã da série, quis ilustrar o artigo, assim "sem querer querendo")

30 de jun. de 2014

Como customizar sua moto sem entrar em falência - Intruder 250

Bom pessoal, a maioria de vocês deve saber que a minha moto é uma intruder 250, ano 1997 que eu uso diariamente, pra trabalho, lazer e viagens. E porque a Intruder?
Oi, eu nasci assim, mas não quer dizer que eu tenha de ser sempre assim..

1- Requer pouca manutenção
2- Pouco visada por ladrões
3- Gostosa de pilotar
4- Permite uma gama variada de personalizações.

E é do 4º item que vamos falar. Apesar de ser uma moto considerada "custom", não tem as pedaleiras avançadas como as motos da categoria, e sim em posição bem "street" o que a deixa em um patamar separado no que toca á personalização.
(obs: vou usar a intruder como exemplo porque conheço bem a moto, mas essas dicas podem servir pra qualquer moto, devidas as proporções)

Mais sabores que sorvete napolitano..

Aqui abaixo eu vou citar 3 opções de personalização, que requerem poucas modificações e quase nada em dinheiro. Logicamente só vou citar a base do estilo, fora essas modificações, você pode trocar piscas, espelhos, para-lamas, colocar sanfonas nas bengalas ou o que mais sua imaginação e bolso mandarem.
A nossa Intruder 250 tem na sua maioria rodas raiadas e não de Liga leve.

1- Café Racer
A moda das café chegou forte. Para ser uma café racer existem diversos itens à serem considerados ( Veja nossa Matéria sobre as Café Racers! ) mas mudanças básicas já deixam sua Intruder com jeitão "CR" pra depois você ir personalizando.
Curte um cafézinho?

1- Abaixe a cabeça: Abaixar a suspensão dianteira em apenas 1 ou 2cm começa a mudança, alterando o angulo de cáster e deixando a moto mais precisa nas mudanças de direção. Custo Aproximado: R$ 0,00

2- Morcegando no café: O Guidom estilo morceguinho cai muito bem nessa moto, custa pouco e você mesmo pode trocar. Custo Aproximado: R$ 30,00

3- Empinando a Bundinha: Levantar a traseira completa a mudança da ciclistica. Amortecedores da YBR são mais longos e perfeitos para essa mudança. Se quiser ir mais fundo, pode trocar a roda traseira por uma aro 18, pra deixar na mesma medida da dianteira, mas aí já sai mais caro. Custo aproximado: R$ 100,00 (par de amortecedores) R$ 300,00 (roda traseira aro 18+ Pneu)


2- Scrambler
Aqui a idéia é deixar a moto com alguma capacidade fora de estrada. ( Veja nossa matéria sobre as Scramblers! ) A mudança é parecida com a Café racer na traseira, mas na frente não precisa alterar nada (além de pneus).
Troca meu sapato que eu te levo pro mau caminho..

1- Sapatos: Pneus On/Off valem á pena, na frente, aro 18 não é dificil encontrar (mas podem exigir reposicionar o para-lamas) mas na traseira aro 16 pode esquecer. Custo Aproximado: Varia do pneu escolhido.

2- Barra larga: Guidom de moto offroad é uma otima pedida, plano e largo. O da XRE é perfeito (eu sei, tenho na minha moto) Custo Aproximado: R$ 25,00

3- Na traseira a coisa muda de figura: Aqui é que a sua scrambler nasce de verdade. A roda tem que mudar pro aro 17, assim você terá opções de pneus fora de estrada, e os amortecedores da YBR são bem vindos pra não raspar nada e levantar a traseira. Custo aproximado: R$ 100,00 (par de amortecedores) R$ 300,00 (roda traseira aro 17+ Pneu)


3- Chopper
É a opção mais vista por aí. A modificação pode ser simples (só colocar alongadores nas bengalas dianteiras) quanto extensa (cortes no quadro, alongamento da balança traseira, roda dianteira aro 21, guidom "seca-suvaco", comandos avançados e por aí vai..). Aqui vou explorar o minimo pra sua moto ficar nesse estilo.
Boooorn to be wiiiiiild!!

1- Nariz pra cima: Alongadores de bengala são uma necessidade nesse estilo. Custo aproximado: R$ 180,00

2- Atitude nas barras: Guidons altos e/ou largos passam a atitude da coisa. o da CB 400 II ou da Virago 250 são muito usados. Custo aproximado: R$ 130,00 (virago) ou R$ 35,00 (CB)

3- Bunda pra baixo: Aqui a roda traseira aro 16 é perfeita, nada muda nela. Só se reduz o amortecedor, seja reduzindo as molas ou trocando os amortecedores por outros menores. É preciso cuidado pra não raspar nada quando estiver carregado e/ou com garupa: Custo aproximado R$ 80,00 (Amortecedores ou molas menores)

Espero que essas dicas te inspirem á deixar sua moto com sua cara, mesmo que não seja uma intruder. Não importa o estilo, o importante é continuar curtindo sua moto.

Vamos que vamos, Di Motoca sempre!

Garupas

Sempre atentos, só que não..