18 de ago. de 2014

Cilindros: como estão dispostos?

Uma das coisas que definem a personalidade de uma motocicleta é seu motor. Não só a cilindrada, mas sim a sua configuração. Os motores de moto geralmente tem de 1 à 6 cilindros e em alguns casos raríssimos mais que isso.

Vida Simples - O mundo Mono.

Os monocilíndricos são os caras simples. Menos partes móveis, engenharia simples. Robustez. Facilidade de manutenção. Esses são os predicados dos mono. Como nem tudo são flores, os mono são os motores mais "vibrantes", pois são os que mais transmitem vibração ao piloto.
Disposição:
Os monocilíndricos podem ser dispostos na vertical (um pouco inclinados na maioria das vezes) ou na horizontal. Deitando o cilindro, a vibração transmitida ao piloto diminui um bocado.

Mono Vertical
Mono Horizontal



Em pares - Orgulho de ser Bi.

Aqui as coisas já mudam muito. o mundo dos bicilindricos vão desde os comportados 2 em linha, até os grandes "V2" americanos ou os exaltados italianos em "L" que são na verdade motores em V à 90 graus. á também os clássicos Boxers, com seus cilindros opostos e cheios de tradição e personalidade.
V2 Harley Davidson
"L2" da Ducati
Boxer BMW
V2 Transversal - Moto Guzzi

Pode até parecer um mono, mas tem 2 cilindros aí.

1 é pouco, 2 é bom 3 vai ser demais!
Os tricilindricos tentam trazer as vantagens de serem quase tão estreitos quanto os V2, mas com a linearidade dos motores em linha. São motores fantásticos e esportivamente falando ficam no meio termo entre os V2 e os 4 em lina.


É tetraaaa! É tetraaaa!!
Os tetracilindricos tem sua legião de admiradores. São o clássico pra quem quer suavidade e esportividade. Os 4 cilindros em linha trabalhando em conjunto e contrabalanceando-se tornam esse o motor mais bem desenvolvido do universo da motocicleta. V4 - o V2 bombado: Só digo uma coisa - V-MAX.
Classico 4 em linha
V-4 da Bruta Yamaha V-max

O Hexa
6 canecos numa moto? É grande, é pesado.. então precisa ter sim uma certa estrutura pra levar tudo isso. Hoje em dia, em produção, que eu saiba só a GoldWing usa esse esse tipo de motor.

Bônus: v-8taço!
Coisa de americano doido: colocar o V8 do corvette numa moto! a Boss Hoss faz isso e olha no que deu:

Loucura - Kawasaki 48 cilindros!!
Já pensou equalizar a mistura pra 48 cilindros???

Mesmo que seja com meio cilindro, o importante é ir Di Motoca!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário