26 de ago. de 2014

Freios - Uma Parada Importante

Então.. você tá todo pimpão, sua moto anda pra caramba, faz curva como um mestre ninja mas.. ela freia? Freios são "uma parada" bem importante!

Antigamente, os freios da moto eram simples, à tambor em ambas as rodas (em algumas "pé de boi" ainda são) e bem ineficientes. Aí os freios à disco se popularizaram e hoje em dia ao menos na dianteira está presente na grande maioria das motos que rodam no nosso país. Até aí, sem novidade: se for tambor, conferir as lonas regularmente, caso de disco, lembrar de olhar pastilhas, conferir o fluido de freio e o próprio disco.
Freio à tambor.. tudum, tsss
Tambor na frente? tinha também.


Aí, algum sabichão decidiu que a eletrônica podia ser de grande ajuda pra frear coisas grandes. Sim, grandes, já que o ABS (Anti-Blocking System - Sistema Anti Bloqueio) foi criado pra frear aviões! Daí foi pros carros e depois pras motocas. Mas que diacho é o ABS? Bom, como diz o nome, é um sistema que evita que as rodas travem durante uma frenagem.
A Finada Buell inventou esse disco de freio radial, onde a pinça morde ele por dentro.
Até bicicleta tem freio à disco hoje em dia..
É que acontece o seguinte durante uma frenagem: Você aciona o sistema de freio, ele vai atuar na roda, segurando-a e diminuindo a velocidade. Só que quando se aplica força demais, essa roda trava, derrapa e você perde o controle do veículo, e sua aderência com o solo vai embora, e adivinha? Você não pára! Não importa que seja uma moto, carro ou avião.

Então, o que o ABS faz? Ele regula a força aplicada à roda, mantendo a maior força possível, sem travar a roda. Você senta o pé no freio e a eletrônica regula pra você! Mordomia, né?

Pra quem não tem essa mamata eletrônica, tem que ter tato. Literalmente. Vai da sensibilidade no manete e no pedal direito. Freie firme, mas sem perder la ternura (ou aderência) jamais!

Outra sacada que veio pra ajudar o pessoal di motoca, é o CBS (Combinated Brake System - sistema de Freio Combinado). Esse é um sistema criado exclusivamente pras motocicletas. Nesse caso a dona eletrônica vai te ajudar dosando da melhor maneira a distribuição da força de frenagem entre a roda dianteira/ traseira. Você usa só o manete? Só o pedal? Sem problema! O doutor CBS vai fazer o freio atuar nas duas rodas e na proporção correta!

Tá certo que geralmente quem usa a moto no offroad normalmente despreza o ABS e o CBS, já que adoram derrapar com a roda traseira e essas letrinhas chatas ficam cortando o barato, mas atualmente nas motos TOP existem inclusive sistemas feitos pensando nesse tipo de utilização, que são sofisticados o suficiente pra serem regulados pelo piloto, e você escolhe até onde a dona eletrônica pode dar palpite no seu jeito de motocar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário