10 de jul. de 2014

9 truques pra pilotar na chuva e chegar inteiro! *E com dica Bônus!

Que chuva...Hein??? Todo mundo ama pilotar, debaixo de chuva nem tanto. Essas dicas abaixo servem pra te ajudar à chegar ao seu destino sem beijar o asfalto.


O começo da chuva É verão, um belíssimo dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem chuva. O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, a moto e o piloto desprevenidos. A pista, assim que recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo. Boa hora pra parar uns minutinhos, esperar a chuva dar aquela lavada na pista enquanto você veste sua roupa do batman capa de chuva. Outra coisa. Essa gosma do asfalto ao pegar no motor quente evapora e pode causar um cheiro estranho de óleo queimado. Não se preocupe, não é da sua moto.



O que fazer?
Vem comigo que você fica bem. Só prestar atenção nas dicas abaixo:
Vem comigo que eu tô vendo tudo..
1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma sua moto, mantenha uma distância do tamanho de três carros do veículo que está a sua frente. Assim se precisar mudar de direção ou frear, você tem espaço suficiente.
Sai pra lá carro!
2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.
Corre galera!!
3) Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 minutos. Suavidade é a chave, seja pra mudança de direção, freadas ou aceleradas.
Tô devagar, porque tá meio molhado, manja?
4) Antes da chuva, fique de olho nos carros vindo no sentido contrário. para brisas molhados é sinal de que tem chuva vindo. Já deixe a Roupa do Batman capa "no jeito".
Tem certeza que essa é a capa certa, compadre?
5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado. Pra todos os efeitos, um veiculo com pica alerta ligado está parado, e isso pode confundir outros motoristas em situações de baixa visibilidade.
Ah, decidi que só piloto debaixo de chuva no Videogame...

6)  Faixas pintadas no chão: Sinalização, setas, faixa de pedestres. Escorrega muito! Fique esperto, e passe sobre elas o mais neutro possível, Sem frear, acelerar ou inclinar a moto.
Rapá, cadê a "mardita" faixa de pedestre?
7) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo. Mas nada de alicatar os freios, senão você vai pro chão. Use o freio motor nessa situação.
Confira comigo no replay!
8) Pneu é essencial. Pneus carecas, gastos ou inadequados pra sua moto nessa situação podem ser a diferença entre chegar molhado e chegar ralado.
A gente não usa esse pneus mega blaster, mas também não precisa ser kojak né?
9) Se você sentir que sua moto não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.
Dá um tempo parceiro, liga pra patroa, avisa que vai atrasar. Mas compra um chocolate pra acalmar a fera.
**Dica Bônus** - No transito urbano, faça as curvas "Quadradas", mantendo a moto na vertical, não incline. Assim você depende menos da aderência (que nessa situação não existe) e chega sem nenhum ralado.
Dia de chuva não é dia de brincar de Valentino Rossi.
No seco ou no molhado, vamos que vamos, Di Motoca sempre!!

9 de jul. de 2014

TOSCAS HISTÓRIAS DE MECÂNICOS

Tio Eugenio Manja dos Paranauês!


** TOSCAS ESTÓRIAS DE MECÂNICOS **
Todo cara que trabalha em oficinas de moto tem muuuuuuuuitas estórias pra contar. Umas mais cabeludas que outras.
Passei o dia lembrando algumas.


O telefone tocou e do outro lado o cara fala :- É da Moto Speed? Minha moto não quer andar. Acho que a caixa de marchas estragou!!
- Mas o que aconteceu?? ( perguntei)
- Sei la, eu tava andando, senti um barulhão e depois disso a moto não quis mais trocar as marchas. Acho que foi a caixa de marchas ou a embreagem.
- Estarei ai em 30 min...
Chegando ao local, Olhei a moto, olhei a moito... acelerei a moto e ... a moto estava sem corrente. hummmm. A corrente da moto tinha caído e ele não tinha visto.
*****
Uma tarde chega um cara, esbaforido, suando litros... com quase meio metro de liingua pra fora e empurrando uma CB400.
- O que aconteceu amigo?
- Rapaz, comprei essa moto agora e ela não anda mais. Sai da casa do cara e ela parou comigo. Não andou. Quase joguei ela no mato.
- Dei a volta na moto... olhei, olhei... abri a torneira de gasolina e a moto pegou...
*******
Ainda na decada de 80, um amigo comprou uma moto "geladeira". Super motos importadas sem quarta via. Muito P da vida ele me ligou e disse que estava irado por que a moto estava com defeito. Toda vez que ele passava a primeira a moto morria. Ele já tava P e não podia reclamar com ninguém por que ela era importada sem DOC.
- Experimenta fechar o descanso antes de passar a primeira!!!
( no Brasil não existiam sensores de descanso lateral aberto)
**********
O cara entra na oficina com a CG batendo tudo. Parecia uma escola de samba.
- Poxa cara, não sei o que rolou... troquei o óleo da moto e depois disso ela ficou assim.
Puxei a vareta de óleo e nada...
O cara voltou em casa e encontrou o litro de óleo fechado em cima da mesa.
Abriu, baixou o óleo e esqueceu de colocar o novo...
*************
O outro orelhudo me perguntou se vacina de pneu tinha algo a ver com vírus. E emendou... Igual ao de computador.
************
A menina comprou uma NEO e veio reclamar que ela não trocava de marchas ( ?!)

6 de jul. de 2014

8 Dicas pra evitar ter a motoca Roubada!

Recebemos esse texto pelo Facebook esses dias e como é algo de interesse geral (exceto dos ladrões) vamos compartilhar com vocês.

Dicas para evitar o roubo de sua moto

1- Os primeiros 5 minutos depois que você deixa sua moto num local são os primordiais.
Os ladrões normalmente agem em estacionamentos de motos. Esperam o cara parar e virar de costas. Ai se o cara não volta rápido, dá tempo de agirem. Então o truque é parar a moto e ficar de longe olhando. Se ninguém se aproximar logo, a moto esta tranquila. Ladrão nunca chega numa moto que ele não sabe a que horas chegou ou nem viu quem é o dono.
Uni-duni-tê..
2- Ladrão rouba moto fácil.
Se você passar uma corrente, já dificulta. Entre roubar a sua com corrente e a outra sem corrente, eles vão ficar com a mais fácil.
Tá amarrado!
3- Ladrão não gosta de moto suja.
Certamente você não vai deixar sua moto imunda, mas ladrão odeia roubar moto suja. A maioria desmancha a moto para vender aos pedaços. Ai fica ruim pois suja a mãozinha.
Só uma sujeirinha ali, ó..
4- Ladrão não gosta de moto personalizada nem descaracterizada.
O bandido sempre prefere levar as mais comuns, pois se misturam na rua e as peças tem saída rápida. Pinturas, adesivos, personalizações, toques pessoais, tudo isso inibe a ação dos bandidos.
Tô Sussa!

E hoje com esse monte de alarmes?

Pois é, hoje tem um monte de alarmes, o que dispara a buzina, o que corta a corrente, outro que corta o combustível, só falta um que dê um choque no ladrão. Pois foi nesse momento que eles começaram a roubar de arma em punho e como não são otários, pedem logo o controle do alarme.

Nesse caso os truques são os seguintes.

5- Tenha sempre dois controles de alarme à mão.
Um que funciona e outro que só faz barulho (facilmente encontrado nos camelôs). Se você for parado e o mandarem descer, entregue o controle de alarme falso, se afaste e ligue para a policia dando a direção da moto.
Tem que apelar pra tecnologia e malandragem.

6- Sempre pare nos semáforos (sinais) olhando em volta.
Os maiores roubos são nesses locais. Se você vir alguém se aproximando em atitude suspeita, saia do lugar e ande mais para frente. Se o suspeito seguir atrás, é tentativa de roubo. Acelera!!
Fica de olho em volta!

7- Nunca pare na cara do sinal.
Os ladrões esperam todos pararem ali. Quando você vir o sinal fechando, pare distante. Eles ficam sem ação.
Malemolência pra não ficar marcando touca.

8- Dois homens andando juntos de moto no transito é sempre suspeito.
Se encostarem perto, ande para frente.
Não era bem isso..

** ATENÇÃO ** Ninguém é mais rápido do que uma bala (projétil)! Se resolver acelerar tenha certeza absoluta de que sabe o que está fazendo. É acelerar para fazer os caras ‘comerem poeira’. Caso contrário melhor descer e entregar a moto
Corre Forest, corre!!

Moto abraço! ( créditos: Moto Terapia Blog)

E Vamos que Vamos, Di Motoca Sempre! (antes que nos roubem ela..)

4 de jul. de 2014

Trabalho

Fim de semana chegando, hora de colher os frutos do nosso trabalho!


E Vamos que vamos, Di motoca sempre!!