23 de jul. de 2014
22 de jul. de 2014
22 Estradas Imperdíveis!
Eu até suspiro vendo essas fotos..
1) Highway 1, Big Sur – Califórnia, Estados Unidos
2) Furka Pass – Suiça
1) Highway 1, Big Sur – Califórnia, Estados Unidos
2) Furka Pass – Suiça
3) The Atlantic Road – Noruega
4) White Rim Road, Canyonlands National Park – Utah, Estados Unidos
5) Tianmen Mountain Road – Hunan, China
6) Seven Mile Bridge, Florida Keys – Flórida, Estados Unidos
7) Chapman’s Peak Drive – Cidade do Cabo, África do Sul
8) Stelvio Pass, Eastern Alps – Itália
9) Col de Turini – França
10) Guoliang Tunnel Road – China
11) Denali Highway – Alasca, Estados Unidos
12) Karakoram Highway – China/Paquistão
13) Great Ocean Road – Austrália
14) Sani Pass, KwaZulu-Natal – África do Sul
15) Ruta 40 – Argentina
16) Going-to-the-Sun-Road, Glacier National Park – Montana, Estados Unidos
17) Dadès Gorges, High Atlas – Marrocos
18) U. S. Route 550, ‘The Million Dollar Highway – Colorado, Estados Unidos
19) Trollstigen – Rauma, Noruega
20) The Amalfi Coast – Itália
21) Transfăgărășan – Romênia
22) Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina- Brasil, sil, sil..
21 de jul. de 2014
Na faixa! Onde andar dimotoca?
Quando a gente está Di motoca na estrada, sobra bastante espaço na faixa de rodagem (E não vou falar de "pegar corredor"), o que tem suas vantagens e desvantagens.
Uma faixa pode ser dividida em 3 "minifaixas" que vamos chamar de A, B e C (achou que eu ia falar Huguinho, Zézinho e Luizinho?).

O Camarada na posição A está na melhor posição, já que ele é visível pro motorista do carro à sua frente, pro carro que vem no sentido contrário e em caso de freada brusca tem como sair pra esquerda e evitar uma colisão. Esta é a posição na qual você deve rodar a maior parte do tempo. Não digo o tempo todo, já que existem diversas situações que podem fazer você sair dali momentaneamente, mas o melhor é ficar ali.
Na Posição B, você se lasca mais. Não está visivel, e ainda pega a parte do asfalto com mais detritos de oleo jogado dos veiculos, e menos limpo pelos pneus dos carros e caminhões.
Na posição C, você pega o trilho limpo, e tem fácilidade de sair pro acostamento. essa só não é a melhor posição pra se pilotar, por conta que você está mais escondido, e que de certa forma, encoraja os carros á querer "dividir faixa" com você. Não é legal, mas se tua moto for de baixa cilindrada, é ali onde você vai morar quando estiver na estrada.
E aqui temos uma estrada aberta, de 3 pistas, êta beleza! mas peraí, onde é melhor pra eu rodar com a motoca?
O melhor conselho que te dou é: Evite a do meio (B). Enquanto os motociclistas das faixas A e C se preocupam com o que acontece de um lado, o da faixa B precisa ficar muito mais atento, pois a pancada pode vir de qualquer lado.
Na Faixa A, geralmente é mais limpa, e com menos detritos, porém é necessário ter uma certa potência e habilidade pra andar sempre ali. Fora que corre-se o risco dos "automobilistas de fim de semana" em seus potentes carros barbarizando nas estradas.
Na Faixa C, fica a turma do "devagar e sempre", perto do acostamento, e em velocidade mais baixa, mas porém, é onde se pega as piores sujeiras, de óleo e detritos, já que é onde tem a maior circulação de caminhões.
Ou seja, se você tiver motor e experiência, prefira a faixa A, senão, fique na C e use a B somente pra transitar entre elas.
Seja lá em que faixa, mas vamos sempre Di Motoca!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
Uma faixa pode ser dividida em 3 "minifaixas" que vamos chamar de A, B e C (achou que eu ia falar Huguinho, Zézinho e Luizinho?).


Na Posição B, você se lasca mais. Não está visivel, e ainda pega a parte do asfalto com mais detritos de oleo jogado dos veiculos, e menos limpo pelos pneus dos carros e caminhões.
Na posição C, você pega o trilho limpo, e tem fácilidade de sair pro acostamento. essa só não é a melhor posição pra se pilotar, por conta que você está mais escondido, e que de certa forma, encoraja os carros á querer "dividir faixa" com você. Não é legal, mas se tua moto for de baixa cilindrada, é ali onde você vai morar quando estiver na estrada.
E aqui temos uma estrada aberta, de 3 pistas, êta beleza! mas peraí, onde é melhor pra eu rodar com a motoca?
O melhor conselho que te dou é: Evite a do meio (B). Enquanto os motociclistas das faixas A e C se preocupam com o que acontece de um lado, o da faixa B precisa ficar muito mais atento, pois a pancada pode vir de qualquer lado.
Na Faixa A, geralmente é mais limpa, e com menos detritos, porém é necessário ter uma certa potência e habilidade pra andar sempre ali. Fora que corre-se o risco dos "automobilistas de fim de semana" em seus potentes carros barbarizando nas estradas.
Na Faixa C, fica a turma do "devagar e sempre", perto do acostamento, e em velocidade mais baixa, mas porém, é onde se pega as piores sujeiras, de óleo e detritos, já que é onde tem a maior circulação de caminhões.
Ou seja, se você tiver motor e experiência, prefira a faixa A, senão, fique na C e use a B somente pra transitar entre elas.
Seja lá em que faixa, mas vamos sempre Di Motoca!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
20 de jul. de 2014
Fim de semana acabando..
Fim de Semana Acabando pessoal. Espero que tenham se divertido!
BOYS IN THE SAND 4H10.com from 4h10paris on Vimeo.
No fim de semana ou encarando uma segunda feira, a gente vai, Di Motoca Sempre!!
BOYS IN THE SAND 4H10.com from 4h10paris on Vimeo.
No fim de semana ou encarando uma segunda feira, a gente vai, Di Motoca Sempre!!
18 de jul. de 2014
Curvas: Sabendo fazer, não precisa ter medo delas!
Você está pilotando, todo pimpão e então no meio de uma curva você sente que está indo rápido demais. Então você olha e percebe que está indo direto pra uma árvore ao lado da estrada, e o que você faz? Freia? Acelera? Tomba?
Acredite ou não, é aí que a porca torce o rabo, e muitos motociclistas inexperientes (e alguns experientes também) acabam se fixando num alvo fixo como uma árvore, pedra, buraco ou guard rail (fenômeno chamado "targeting") o que transmite a sensação de estar muito mais rápido do que a velocidade real, fica em pânico, e vai de cara direto pra ele.
Situações:
No diagrama ao lado, o piloto se fixa no objeto (Árvore, um objeto que machuca..) e acaba indo de cara nele (A).
O que a maioria dos pilotos novatos não sabe (e que deviam contar pra gente na Moto escola) é que você vai pra onde você está olhando, ou seja: Se ficar olhando pra árvore, é pra lá que você vai!
Se você usar um negócio chamado "pescoço" e virar sua cabeça pro lado certo, você, sua moto e todo o resto vai fazer a curva na boa (B).
Ou seja, respondendo aquela pergunta do primeiro parágrafo: Nenhuma das alternativas.
Você não vai querer alterar drasticamente sua velocidade no meio da curva, com a moto inclinada, isso vai alterar o equilíbrio todo e te fazer conhecer o asfalto bem de pertinho. A maioria das motos, freia, acelera e faz curvas muito bem, só não gostam de fazer isso ao mesmo tempo.
Outra Coisa que os novatos tem dificuldade é saber o quanto a moto pode inclinar antes de te fazer "comprar um terreno" (com a fuça). Se você já viu corridas de motovelocidade, você deve ter uma ideia. Mas antes de bancar o Valentino rossi na esquina do bairro, tenha em mente que muitos fatores influem na inclinação ou falta dela, como tipo e formato de pneu, do asfalto, se está molhado ou seco, se tem areia ou óleo, e até posição das pedaleiras da sua moto. (ou você achava que as pedaleiras altas nas motos esportivas era só pra deixar mais desconfortável o piloto?)
Outro erro comum é começar à fazer a curva cedo demais, o que pode trazer desvantagens.
No diagrama ao lado, mostra bem isso. OBraço duro Piloto, nesse caso fez a curva muito fechada e tem a visão bloqueada pela árvore (objeto que atrapalha a vista) e não vê a maldita poça de óleo (A) no meio da pista.
Outra desvantagem é que como a trajetória estava tão fechada na entrada da curva, ele vai ter de fazer um trajeto mais aberto no final dela, o que pode te fazer dar um beijinho no para-brisa do carro que vem no sentido contrário (B).
Então, como faz? Eu vou te explicar, Pequeno Gafanhoto Amigo leitor, acompanha comigo no replay na próxima figura!
Aqui do lado esquerdo, a gente tem uma maneira muito mais segura de se fazer essa curva.
Oninja piloto freia ANTES de entrar na curva e espera mais pra começar a tangência, assim tem mais campo de visão e consegue desviar do óleo maldito (A) e do carro bebum (B) tirando onda.
Na Curva ou na reta, simbora, Di Motoca sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
Acredite ou não, é aí que a porca torce o rabo, e muitos motociclistas inexperientes (e alguns experientes também) acabam se fixando num alvo fixo como uma árvore, pedra, buraco ou guard rail (fenômeno chamado "targeting") o que transmite a sensação de estar muito mais rápido do que a velocidade real, fica em pânico, e vai de cara direto pra ele.
Situações:

O que a maioria dos pilotos novatos não sabe (e que deviam contar pra gente na Moto escola) é que você vai pra onde você está olhando, ou seja: Se ficar olhando pra árvore, é pra lá que você vai!
Se você usar um negócio chamado "pescoço" e virar sua cabeça pro lado certo, você, sua moto e todo o resto vai fazer a curva na boa (B).
Ou seja, respondendo aquela pergunta do primeiro parágrafo: Nenhuma das alternativas.
Você não vai querer alterar drasticamente sua velocidade no meio da curva, com a moto inclinada, isso vai alterar o equilíbrio todo e te fazer conhecer o asfalto bem de pertinho. A maioria das motos, freia, acelera e faz curvas muito bem, só não gostam de fazer isso ao mesmo tempo.
Outra Coisa que os novatos tem dificuldade é saber o quanto a moto pode inclinar antes de te fazer "comprar um terreno" (com a fuça). Se você já viu corridas de motovelocidade, você deve ter uma ideia. Mas antes de bancar o Valentino rossi na esquina do bairro, tenha em mente que muitos fatores influem na inclinação ou falta dela, como tipo e formato de pneu, do asfalto, se está molhado ou seco, se tem areia ou óleo, e até posição das pedaleiras da sua moto. (ou você achava que as pedaleiras altas nas motos esportivas era só pra deixar mais desconfortável o piloto?)
Outro erro comum é começar à fazer a curva cedo demais, o que pode trazer desvantagens.
No diagrama ao lado, mostra bem isso. O
Outra desvantagem é que como a trajetória estava tão fechada na entrada da curva, ele vai ter de fazer um trajeto mais aberto no final dela, o que pode te fazer dar um beijinho no para-brisa do carro que vem no sentido contrário (B).
Então, como faz? Eu vou te explicar, P
Aqui do lado esquerdo, a gente tem uma maneira muito mais segura de se fazer essa curva.
O
Na Curva ou na reta, simbora, Di Motoca sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
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