Quando a gente está Di motoca na estrada, sobra bastante espaço na faixa de rodagem (E não vou falar de "pegar corredor"), o que tem suas vantagens e desvantagens.
Uma faixa pode ser dividida em 3 "minifaixas" que vamos chamar de A, B e C (achou que eu ia falar Huguinho, Zézinho e Luizinho?).
O Camarada na posição A está na melhor posição, já que ele é visível pro motorista do carro à sua frente, pro carro que vem no sentido contrário e em caso de freada brusca tem como sair pra esquerda e evitar uma colisão. Esta é a posição na qual você deve rodar a maior parte do tempo. Não digo o tempo todo, já que existem diversas situações que podem fazer você sair dali momentaneamente, mas o melhor é ficar ali.
Na Posição B, você se lasca mais. Não está visivel, e ainda pega a parte do asfalto com mais detritos de oleo jogado dos veiculos, e menos limpo pelos pneus dos carros e caminhões.
Na posição C, você pega o trilho limpo, e tem fácilidade de sair pro acostamento. essa só não é a melhor posição pra se pilotar, por conta que você está mais escondido, e que de certa forma, encoraja os carros á querer "dividir faixa" com você. Não é legal, mas se tua moto for de baixa cilindrada, é ali onde você vai morar quando estiver na estrada.
E aqui temos uma estrada aberta, de 3 pistas, êta beleza! mas peraí, onde é melhor pra eu rodar com a motoca?
O melhor conselho que te dou é: Evite a do meio (B). Enquanto os motociclistas das faixas A e C se preocupam com o que acontece de um lado, o da faixa B precisa ficar muito mais atento, pois a pancada pode vir de qualquer lado.
Na Faixa A, geralmente é mais limpa, e com menos detritos, porém é necessário ter uma certa potência e habilidade pra andar sempre ali. Fora que corre-se o risco dos "automobilistas de fim de semana" em seus potentes carros barbarizando nas estradas.
Na Faixa C, fica a turma do "devagar e sempre", perto do acostamento, e em velocidade mais baixa, mas porém, é onde se pega as piores sujeiras, de óleo e detritos, já que é onde tem a maior circulação de caminhões.
Ou seja, se você tiver motor e experiência, prefira a faixa A, senão, fique na C e use a B somente pra transitar entre elas.
Seja lá em que faixa, mas vamos sempre Di Motoca!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
Pilotagem Di Motoca - Veja Aqui nossa Matéria sobre Curvas!
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