Acredite ou não, é aí que a porca torce o rabo, e muitos motociclistas inexperientes (e alguns experientes também) acabam se fixando num alvo fixo como uma árvore, pedra, buraco ou guard rail (fenômeno chamado "targeting") o que transmite a sensação de estar muito mais rápido do que a velocidade real, fica em pânico, e vai de cara direto pra ele.
Situações:
No diagrama ao lado, o piloto se fixa no objeto (Árvore, um objeto que machuca..) e acaba indo de cara nele (A).
O que a maioria dos pilotos novatos não sabe (e que deviam contar pra gente na Moto escola) é que você vai pra onde você está olhando, ou seja: Se ficar olhando pra árvore, é pra lá que você vai!
Se você usar um negócio chamado "pescoço" e virar sua cabeça pro lado certo, você, sua moto e todo o resto vai fazer a curva na boa (B).
Ou seja, respondendo aquela pergunta do primeiro parágrafo: Nenhuma das alternativas.
Você não vai querer alterar drasticamente sua velocidade no meio da curva, com a moto inclinada, isso vai alterar o equilíbrio todo e te fazer conhecer o asfalto bem de pertinho. A maioria das motos, freia, acelera e faz curvas muito bem, só não gostam de fazer isso ao mesmo tempo.
Outra Coisa que os novatos tem dificuldade é saber o quanto a moto pode inclinar antes de te fazer "comprar um terreno" (com a fuça). Se você já viu corridas de motovelocidade, você deve ter uma ideia. Mas antes de bancar o Valentino rossi na esquina do bairro, tenha em mente que muitos fatores influem na inclinação ou falta dela, como tipo e formato de pneu, do asfalto, se está molhado ou seco, se tem areia ou óleo, e até posição das pedaleiras da sua moto. (ou você achava que as pedaleiras altas nas motos esportivas era só pra deixar mais desconfortável o piloto?)
Outro erro comum é começar à fazer a curva cedo demais, o que pode trazer desvantagens.
No diagrama ao lado, mostra bem isso. O
Outra desvantagem é que como a trajetória estava tão fechada na entrada da curva, ele vai ter de fazer um trajeto mais aberto no final dela, o que pode te fazer dar um beijinho no para-brisa do carro que vem no sentido contrário (B).
Então, como faz? Eu vou te explicar, P
Aqui do lado esquerdo, a gente tem uma maneira muito mais segura de se fazer essa curva.
O
Na Curva ou na reta, simbora, Di Motoca sempre!
Claudio "Coscobeu" Oliveira.
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