17 de jul. de 2014

4 Dicas importantes do que levar em uma Viagem de moto!

Depois da nossa matéria sobre como acomodar as bagagens na moto (Veja Aqui! ) Agora vamos aproveitar as dicas do Tio Eugenio sobre o que colocar dentro delas!

** O QUE LEVAR EM UMA VIAGEM DE MOTO **

Tio Eugenio já foi até onde Judas perdeu a Bota
E encontrou o outro pé!
Na verdade cada um leva o que quiser e achar que deve. Cada um sabe mais ou menos o que sempre precisa de forma pessoal.
Jogando na internet existem vários sites dando dicas. A maioria meio ROBOCOP.
Então eu vou falar apenas do super basicão. O que não pode mesmo faltar.




1- FARMÁCIA
Ter uma bolsa com medicamentos é um dos itens mais importantes. Além dos remédios normais que eventualmente a pessoa pode precisar tomar e não podem ser esquecidos, ainda tem que ter analgésicos ( dores de cabeça e tal ), anti ácidos, álcool, algodão, gaze, esparadrapo, Anti séptico, relaxante muscular, remédio pra cólicas e dor de barriga... um pequeno kit de emergências. ( quem vai realmente pra longe eu ainda recomendo um super bonder. Em caso de corte na pele, a cola fecha as partes da pele rompidas e diminuem o risco de infecção)

2- FERRAMENTAS
Normalmente o kit de ferramentas que acompanha a moto é o suficiente pra tirar vc da estrada. Esse quesito depende muito da experiência mecânica de cada um. Levo Sempre ferramentas pra desmontar parcialmente o motor se for o caso.

3- SOBRESSALENTES
fazendo uma boa revisão antecipada bem antes das viagens vc se livra da desagradável situação de ficar a pé no meio do caminho. Mas recomendo sempre uma câmara de ar traseira ( caso vc tenha uma moto com câmaras ), lembrando que o pneu dianteiro quase nunca fura. Vela de ignição e cabo de embreagem. A câmara pode parecer exagero, mas se o pneu furar e RASGAR a câmera vc poderá ficar a pé de verdade até achar algo pra substituir. Lembre-se, borracheiro acha... mas eles atendem sempre carros e não motos. Raramente tem câmaras na medida pra substituir a sua.

4- DIVERSOS
*Colírio. Depois de um dia de estrada, fumaça e muito sol um bom colírio descansa a vista. Pode ser substituído por soro fisiológico.
*Protetor solar. Um dia pegando sol na viseira vai te detonar sem que vc sinta.
*Lubrificante pra corrente. Seja la o que vc usar, LEVE. Ou vc vai perder a corrente no meio do caminho por falta de lubrificação.
*Sacolas plasticas extras. Em caso de chuva pra vc acondicionar coisas que NÃO podem molhar mesmo.
*Elásticos extras pra amarrar coisas que podem se soltar. Ou até o que vc pode comprar pelo caminho.
*agasalho de chuva
*Papel higiênico.
*GPS ou mapa com trajeto ja pré definido.

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Detalhes como roupas e etc... variam muito de pessoa pra pessoa. Uns gostam de Cordura, outros de couro... alguns curtem jeans. Quem pertence a algum MC costuma usar o colete e não pode se afastar dele. E por ai vai...
É bom lembrar que toda a bagagem deve ser sempre acondicionada em sacolas plásticas. Mesmo que nao esteja chovendo ao sair de casa.
E sempre coloque as coisas em sacolas separadas.
O resto é relativo à forma como se viaja.
Evite levar coisas em excesso ou inúteis.
Quem quiser acrescentar itens, fique a vontade. Lembrando que isso é o básico mesmo.

E vamos que vamos, Di Motoca Sempre!

15 de jul. de 2014

Lançamento Suzuki Boulevard M1800R B.O.S.S.

Neste mês de julho a Suzuki do Brasil iniciará a comercialização de três novos modelos de motos. A V-Strom 1000, a Inazuma, para reforçar o time das 250cc e a linha Boulevard M1800. Hoje vamos falar dessa última, em específico da sua versão B.O.S.S.


Tentamos contato com a Suzuki para conseguir um test ride antes do lançamento, mas nossa idéia não foi muito bem aceita. Então assim que ela for lançada, faremos o teste e traremos nossas impressões para vocês.

A máquina impressiona pelo visual agressivo, mas ao mesmo tempo com toques retrô, no melhor estilo Custom. A pintura amarela e preta (inclusive motor preto) da versão B.O.S.S. ficou um espetáculo. Ponto negativo para os piscas cromados.

No material que nos foi enviado, há duas motos com o mesmo nome, porém com algumas diferenças. Nota-se em primeira mão a carenagem do farol. No entanto, ninguém na Suzuki soube nos dizer porque essa diferença em motos com o mesmo nome. Não conseguimos saber se há outras diferenças ou se é só uma questão estética do farol.


A moto é grande, robusta. Feita para curtir, viajar e acelerar. Motor de 4 tempos, injeção eletrônica, com 2 cilindros em V, 1783cc, gerando 125HP a 6200 rpm é o que empurra essa monstrenga! A transmissão, como é clássico na família Boulevard desde as Intruders grandes é cardã. Nada de graxa na corrente.

Para parar tudo isso com segurança, disco duplo ventilado na dianteira e disco ventilado na traseira e... sacrilégio!! Não tem ABS, muito menos DCBS, o que seria esperado para uma moto desse porte e categoria.

O painel de instrumentos é bem completo, duplo, conta com tacômetro digital, indicador de posição de marcha e luzes indicadoras em LED no topo da carenagem do farol e com velocímetro analógico, hodômetro em LCD, medidor de combustível e relógio integrado ao tanque.



Bom gente, por ora é isso. Quando conseguirmos montar nessa bitela, completaremos esse post com mais informações para vocês.

De Boulevard ou de 125, tem que ir é DiMotoca sempre!

14 de jul. de 2014

Pedra Bela - Muito Mais que A Pedra.



Pedra Bela é mais um destino bacana pra ir Di motoca. Fica entre Bragança Paulista e Pinhalzinho, fazendo divisa com MG ao Norte.




Acesso:

O Acesso pra quem vem de Sp ou BH é Via Fernão Dias, pela saída 22, você passa pelo centro de Bragança e tem placas indicando o caminho. A estrada é boa, apesar de mão dupla, é de baixa dificuldade, perfeito inclusive pra iniciantes.




Atrações: (Via site oficial da cidade)

O Santuário

(Não subi até lá ainda.. não sou tão católico assim..)

Na parte superior da Pedra Grande, há uma igreja. É o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A área onde situa-se a igreja, possui cerca de 15 mil metros quadrados.

Há muitos e muitos anos, um garoto de nome Antonio, órfão e abandonado em Bragança Paulista, foi acolhido por um fazendeiro de Pedra Bela, conhecido como Joaquim da Serra. Sua fazenda ficava nas proximidades da Pedra.

Antonio da Serra, como o garotinho seria conhecido mais tarde, tinha visões constantes. Uma bela mulher, repleta de luzes coloridas, com perfumes de flores surgia e conversava com ele. Numa dessas aparições, disse-lhe que gostaria que fosse construída uma igreja lá no alto da Pedra, em sua homenagem.

O garotinho, que sempre contava a seu "protetor" sobre suas visões, falou-lhe sobre o desejo dessa mulher.

Joaquim da Serra, homem religioso, sempre acreditou no que o garoto falava. Outros pedrabelenses que também já sabiam das visões também acreditaram. Iniciaram uma árdua construção. Tijolo por tijolo, telha por telha foram levados para o alto da Pedra. Assim foi construído o Santuário, que até hoje lá se encontra.

Antonio da Serra faleceu em 1999, pobre, humilde e no anonimato, como sempre viveu.

No dia 12 de outubro de cada ano, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é realizada uma grande festa no Santuário. Milhares de fiéis de todas as localidades do Brasil para lá se dirigem, demonstrando sua fé.

Vale a pena visitá-lo.



Mega Tirolesa

(Com o cagaço que eu tenho de altura, eu não vou nem fu..)

No dia 25 de Maio de 2008 foi testada a maior Tirolesa do Brasil e das Américas no município de Pedra Bela. A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da Áustria, consiste em um cabo de aço aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. Tal atividade permite ao praticante a emoção de voar contemplando belas paisagens.
A tirolesa de Pedra Bela sai do ponto inicial do Alto da Pedra e termina no Portal da Cidade, com uma extensão de 1.800 metros. A duração do percurso é de aproximadamente 1 minuto e 40 segundos e a velocidade média pode chegar a 80 km/h.
Com certeza a tirolesa já é um sucesso, atraindo a curiosidade de muitos aventureiros, com isso propiciando o aquecimento do comércio local, trazendo para nossa cidade um turista diferenciado e uma divulgação do nosso município resultando em inúmeros benefícios para a população.

Localizada no Portal da Cidade



Cachoeira da Boca da Mata


(aqui sim é minha praia! Estrada dura, difícil, de terra e cheia de cascalho solto, com erosões ANIMAIS. mas vale à pena chegar lá!)

Formada pelo Rio Camanducaia, a Cachoeira da Boca da Mata é uma opção para quem gosta de estar próximo a natureza. Localizada no Bairro Boca da Mata


Cachoeira do Antonio Souza
(Essa eu não fui ainda.. alguém sabe como eu chego lá?)
Localizada no Bairro Boca da Mata (divisa entre São Paulo e Minas Gerais)

 Corredeiras dos Tuncuns
(Aqui também o site da cidade não dá muita informação..)
Localizada no Bairro dos Tuncuns

 Pedra do Santuário
(Fica adivinha: Debaixo do santuário!)
Localizada na Via Joaquim de Paula Souza>

Pedra Maria Antonia
(Passei perto, mas não subi lá.. preferi ir até a cachoeira da boca da Mata..)
A Pedra da Maria Antonia está localizada a 4 Km do centro da cidade. É um local deslumbrante, oferece vias bem interessantes para escalada, sobretudo para quem quer iniciar em paredes maiores. Existem vias de 4º e 5º graus com até 130 metros que dão acesso ao cume.

A Pedra da Maria Antonia está a 1442 metros de altitude, é um lugar ideal para relaxar e meditar. Para chegar até seu cume é necessário realizar uma caminhada de 40 minutos. Todo cansaço é compensado, pois a beleza que se vislumbra é única e inesquecível. Localizada no Bairro Paiol de Telhas.


E Vamos que Vamos, no asfalto ou na Pedra, mas Di Motoca, Sempre!

Tem Garupa que é chato..

11 de jul. de 2014

Pra viajar - Moto nova ou Usada?

Nosso Amigo Eugenio Campos, depois de nos dar valiosas dicas sobre Pneus e seus furos (Veja Aqui!) volta pra falar sobre motos pra se viajar. É melhor viajar com uma moto nova, recém saída da loja ou uma velha conhecida?

Veja abaixo!


*****VOU VIAJAR PRA LONGE. DEVO IR NUMA MOTO NOVA OU NA USADA??*****

Sempre me fazem essa pergunta. Posso usar minha moto pra uma longa viagem? Ou será que ela esta muito velha??
Bom... costumo dizer que a relação entre uma moto e seu dono é como um casamento.
O casamento é uma construção de confiança e carinho ao passar do tempo.
Ou não!!??! rsrs
Com a moto a situação é exatamente igual. Com o passar do tempo vc cria vínculos profundos com sua maquina, aprende a domina-la e compreende-la. Conhece seus problemas e suas soluções. Sabe tudo que ja fez com ela e nela. Conhece seus limites... e principalmente seus limites de segurança.
É claro... tal qual um casamento, sempre pode haver um lado oculto que brotará a qualquer momento provocando uma surpresa nem sempre agradável. Entretanto essa possibilidade na mecânica é muito pequena.

Poxa... mas tem o lado positivo de comprar uma moto nova pra viajar!!!
É claro, deve ter esse lado sim.... mas eu desconheço.
Pra começo de papo, quando vc compra uma moto nova torna-se o cobaia daquele objeto mecânico. Se houve algum erro de montagem ou de fabricação, aparecerá logo no inicio quando vc estiver começando a curtir sua moto. É comum ver fabricas mandando mensagens de Recall pra substituição de peças ou ajustes.
Agora imagina vc la na "casa do caramba" com sua moto cheirando a leite, e ela dar um treco mecânico que ninguém sabe ao certo de que se trata. Voce vai estar a pé!!!
Essa semana que passou, captei um papo sobre uma Falcon com 5 mil rodados, que "abriu o bico" no meio do nada. E o cara pensa... Pode uma moto com 5 mil rodados dar pau??? E respondo... Com certeza sim. O cara simplesmente comprou a moto e jogou no asfalto pra rodar... foi o cobaia... e pagou por isso.

Ter uma moto é como se casar. Tem de haver conhecimento pra que haja cumplicidade.
- Poxa... mas me disseram que essa marca nao quebra!! Comprei nova e ela quebrou!!!
Então vai mais uma dica. NÃO EXISTE MOTOR QUE NAO QUEBRE. Não existe moto que não de problema mecânico e/ou elétrico n'algum momento de sua vida útil.
Existem sim, motos que tem mais confiabilidade mecânica e outras menos. Mas tudo depende de manutenção preventiva.
O que é a manutenção preventiva??
Os Bikers tem o habito de trocar uma peça quando ela quebra. E não é assim, pois antes de quebrar ela tem mau funcionamento. E as vezes esse mau danifica outras em volta.
A manutenção preventiva é a substituição de peças dentro do tempo hábil de serviço. Ou seja, dentro de seu limite de uso sem permitir que ela se danifique e quebre.
Uma corrente quebrando pode trincar a carcaça do motor. Um retificador dando sobrecarga pode acabar com a bateria. Uma suspensão dianteira com óleo velho pode gastar o pneu de um lado só. Pastilhas de freio gastas podem destruir o disco. Uma corrente de comando folgada pode pular um dente do comando e destruir as válvulas. Um motor encharcando de gasolina pode causar um calço hidráulico. E por ai vai.

Então o meu conselho é:-
Moto pra estrada é moto usada. Aquela que vc ja tem ha algum tempo e ja conhece.
Com manutenção periódica e preventiva vc sempre tem uma moto nova nas mãos. Mesmo que ja ha tenha ha anos.
E pra quem insiste em comprar uma moto zero e ir pra estrada... desejo sorte!!

E Seja nova ou usada, Vamos que vamos, Di Motoca Sempre!

Di Busão, mas sem esquecer a Motoca.

Olha o que acontece quando a gente tem que deixar a Motoca na garagem..


Vamos que vamos, Di motoca (ou Di Busão) sempre!