11 de jul. de 2014

Pra viajar - Moto nova ou Usada?

Nosso Amigo Eugenio Campos, depois de nos dar valiosas dicas sobre Pneus e seus furos (Veja Aqui!) volta pra falar sobre motos pra se viajar. É melhor viajar com uma moto nova, recém saída da loja ou uma velha conhecida?

Veja abaixo!


*****VOU VIAJAR PRA LONGE. DEVO IR NUMA MOTO NOVA OU NA USADA??*****

Sempre me fazem essa pergunta. Posso usar minha moto pra uma longa viagem? Ou será que ela esta muito velha??
Bom... costumo dizer que a relação entre uma moto e seu dono é como um casamento.
O casamento é uma construção de confiança e carinho ao passar do tempo.
Ou não!!??! rsrs
Com a moto a situação é exatamente igual. Com o passar do tempo vc cria vínculos profundos com sua maquina, aprende a domina-la e compreende-la. Conhece seus problemas e suas soluções. Sabe tudo que ja fez com ela e nela. Conhece seus limites... e principalmente seus limites de segurança.
É claro... tal qual um casamento, sempre pode haver um lado oculto que brotará a qualquer momento provocando uma surpresa nem sempre agradável. Entretanto essa possibilidade na mecânica é muito pequena.

Poxa... mas tem o lado positivo de comprar uma moto nova pra viajar!!!
É claro, deve ter esse lado sim.... mas eu desconheço.
Pra começo de papo, quando vc compra uma moto nova torna-se o cobaia daquele objeto mecânico. Se houve algum erro de montagem ou de fabricação, aparecerá logo no inicio quando vc estiver começando a curtir sua moto. É comum ver fabricas mandando mensagens de Recall pra substituição de peças ou ajustes.
Agora imagina vc la na "casa do caramba" com sua moto cheirando a leite, e ela dar um treco mecânico que ninguém sabe ao certo de que se trata. Voce vai estar a pé!!!
Essa semana que passou, captei um papo sobre uma Falcon com 5 mil rodados, que "abriu o bico" no meio do nada. E o cara pensa... Pode uma moto com 5 mil rodados dar pau??? E respondo... Com certeza sim. O cara simplesmente comprou a moto e jogou no asfalto pra rodar... foi o cobaia... e pagou por isso.

Ter uma moto é como se casar. Tem de haver conhecimento pra que haja cumplicidade.
- Poxa... mas me disseram que essa marca nao quebra!! Comprei nova e ela quebrou!!!
Então vai mais uma dica. NÃO EXISTE MOTOR QUE NAO QUEBRE. Não existe moto que não de problema mecânico e/ou elétrico n'algum momento de sua vida útil.
Existem sim, motos que tem mais confiabilidade mecânica e outras menos. Mas tudo depende de manutenção preventiva.
O que é a manutenção preventiva??
Os Bikers tem o habito de trocar uma peça quando ela quebra. E não é assim, pois antes de quebrar ela tem mau funcionamento. E as vezes esse mau danifica outras em volta.
A manutenção preventiva é a substituição de peças dentro do tempo hábil de serviço. Ou seja, dentro de seu limite de uso sem permitir que ela se danifique e quebre.
Uma corrente quebrando pode trincar a carcaça do motor. Um retificador dando sobrecarga pode acabar com a bateria. Uma suspensão dianteira com óleo velho pode gastar o pneu de um lado só. Pastilhas de freio gastas podem destruir o disco. Uma corrente de comando folgada pode pular um dente do comando e destruir as válvulas. Um motor encharcando de gasolina pode causar um calço hidráulico. E por ai vai.

Então o meu conselho é:-
Moto pra estrada é moto usada. Aquela que vc ja tem ha algum tempo e ja conhece.
Com manutenção periódica e preventiva vc sempre tem uma moto nova nas mãos. Mesmo que ja ha tenha ha anos.
E pra quem insiste em comprar uma moto zero e ir pra estrada... desejo sorte!!

E Seja nova ou usada, Vamos que vamos, Di Motoca Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário