16 de jun. de 2014

4 maneiras infalíveis de organizar sua bagagem na Moto.

Uma das coisas mais importantes ao viajar é saber organizar sua bagagem. Bagagem demais pode ser um estorvo e te incomodar durante toda a viagem e bagagem de menos pode ser sinal de que se está esquecendo algo importante, o que pode gerar gastos desnecessários comprando algo que você já tinha e poderia ter levado. O que levar varia muito do destino, da época do ano, que tipo de moto você tem e ainda se você vai sozinho, se vai acompanhado e se sua companhia vai em outra moto ou na sua garupa.


1- Bauletos rígidos:
Existem diversas opções de bauletos rígidos, para todos os tipos de motocicleta. São ótimos por poderem ser trancados e destacados da moto com chave. Porém são a opção mais pesada e cara para bagagem motociclística, apesar de serem os que melhor protegem suas coisas contra a água e impactos.



2- Alforges de couro:
São Leves, bonitos e de fácil instalação na moto. O problema é que a maioria não pode ser trancada e mesmo os que possuem opção de cadeado são suscetíveis a roubo por objeto cortante, seja abrindo-os ou arrancando-os da moto. Ou Seja, não os deixe sem supervisão. Esteticamente falando, eles combinam melhor com as motos com design mais retrô: Customs, bobbers, choppers, cafe, scramblers etc..



3- Alforges em Cordura/Tecido:
Aqui a situação é bem parecida com os alforges em couro. A diferença é que estes são ainda mais leves e suscetíveis à água, porém os de formato pré-moldado se adaptam melhor à motocicletas de design mais moderno.


4- Malas de aventura impermeáveis:
Aqui a coisa é séria. Essas malas foram feitas pra serem leves, resistentes ao tempo e modulares. feitas pra quem vai enfrentar situações extremas. A questão é que como foram feitas pra expedições, não são a coisa mais prática do mundo de usar no cotidiano.




BÔNUS- DICAS DE COMO EMBALAR SUAS COISAS

Essencial:
Não pode faltar na sua bagagem, independente do destino e duração da viagem:
Ferramentas básicas: Alicate, pedaço de arame, fita hellerman, fita isolante, (ou kit gambiarra) kit pequeno de chave de boca, ferramentas para pneu, fusível, lâmpadas reserva, Sugru (ainda falo mais dessa massinha salvadora em outra ocasião)
Equipamento de proteção: Jaqueta, luva, capacete, calças grossas, bom calçado resistente pra pilotar.
Diversos: Maquina fotográfica, meias, documentos, dinheiro (em pouca quantidade, não vai andar por aí com a caixa forte do tio patinhas também) e PAPEL HIGIÊNICO. (nem preciso explicar essa..)

Dicas de Organização Básica:
Roupas: faça "rolinhos" pois assim a roupa amassa menos. Embalar em sacolas plasticas garante que cheguem secas.
Documentos, dinheiro: deixe em local de fácil acesso, pois assim se vc precisar deles, você não tem que procurar no fundo da mala nem desmontar tudo. Quanto ao dinheiro, separe em pequenas quantidades e deixe em locais separados, um poco com você, um pouco na moto. Assim se acontecer algo, (como um assalto por exemplo) você tem uma pequena reserva.

Destinos:
Se o destino é um local frio, logicamente você precisa levar mais roupa, ou pelo menos roupas mais pesadas e volumosas. Vale à pena planejar bem, e reaproveitar roupas que possam ser usadas em camadas com outras. Isso economiza espaço na bagagem e deixa você menos preocupado com roupa, e mais livre pra aproveitar a viagem. em caso de locais quentes, lembre-se de levar chinelos, roupas frescas e protetor solar.

Viajando Solo:
Se você está indo sozinho, o lado bom é que você só precisa levar as suas coisas. O lado ruim é que você precisa estar preparado pra sair de qualquer situação sozinho. Preste mais atenção em ferramentas e reparos que possam vir à ser necessários e redobre a atenção nos equipamentos de segurança e comunicação. Caso haja um acidente ou quebra, você precisa sair dessa situação sozinho ou ser capaz de pedir ajuda.

Acompanhado de outra moto:
É a melhor das opções. Assim dá pra carregar suas coisas e em caso de alguma zica seu parceiro(a) de viagem pode dar aquela força. Viajando assim ainda dá a opção de uma moto levar as peças e ferramentas de reposição e a outra levar roupas, documentos etc. se assim os motociclistas acharem melhor.


Com garupa:
Levar a "Garupatroa" ou o "Garuparceiro" pode ser legal, mas exige atenção e planejamento redobrados com a bagagem, já que tudo vai ser carregado em uma unica motocicleta. Levar somente o essencial é bem.. essencial.


Como você já deve ter percebido o mais importante é se programar antes. Com a internet é possível pesquisar o clima, hospedagem, recursos e inclusive viagens de quem já foi pra aquele local, e saber bem o que levar e o que não precisa levar. e qualquer coisa, dá pra dar um "jeitinho".. rsrsrs

Jeitinho Brasileiro.


Jeitinho Chinês.




Vamos que vamos, empacotados, mas "di motoca" sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário