2 de jun. de 2014

Posturas - Como você se Posiciona sobre a sua Motoca?

Já diz o ditado que gosto é como.. bem..  você sabe, todo mundo tem um diferente. Ao optar por determinado tipo de motocicleta, além do gosto pessoal, condição financeira, tipo de uso, há também mais um fator à se considerar:
_Você cabe nessa moto?

Eu sei, tem pilotos baixinhos que andam em enormes big trails e tem pilotos altos que se espremem em esportivas e são muito bons nisso, mas convenhamos, pra uso diário, ter que ficar "escalando" a moto, procurando "barranquinhos" na hora de parar ou então ficar batendo os joelhos no guidom é no mínimo desconfortável.
Alguns fabricantes inclusive quando projetam seus modelos levam em conta o biotipo predominante da população que é seu publico alvo, como por exemplo os fabricantes das custom, de olho no publico norte-americano, projeta suas motos baixinhas (pra pernas curtas) e assentos largos (pra bundas grandes). É, não é somente por causa do estilo que as "low and long" fazem sucesso.

Pensando nisso, podemos classificar em 3 tipos de posição de pilotagem:

1- "Em pé" ou "neutra".
É o tipo de posição encontrada nas motos com apelo fora de estrada. nessa postura, o piloto fica mais neutro sobre a moto, apoiando seu peso não somente nas nádegas, mas apoiando também nas pernas. Essa postura também permite que o piloto fique de pé, distribuindo o impacto das trepidações entre braços e pernas em pilotagem mais agressiva. O ponto contra é que essas motocicletas geralmente são mais altas, exigindo um certo tipo físico, e deixando o centro de gravidade da moto mais alto.


2- "Esportiva"
A idéia desse tipo de postura é deixar o piloto o mais "grudado" na moto possível, fazendo com que trabalhem como uma coisa só. Assim, se tem menor atrito com o vento, suas pernas estão "encaixadas" no tanque, dando boa parte do suporte para o piloto. O chato é que é muito desconfortável, pra se pilotar por longos períodos.



3- "Estradeira"
Aqui é tudo sobre conforto. Os braços e pernas ficam relaxados, e o assento largo e confortável absorve todo o impacto, essa também é a mais amigável aos pilotos de menor estatura, já que o assento fica próximo ao solo. O lado negativo é que como todo o peso do piloto está apoiado na base da coluna, essa posição cansa muito as nádegas, e em caso de imperfeições no asfalto é a que mais causa incômodos aos ocupantes.



Então, escolhida a moto, agora é a hora de saber como você ficaria sobre ela, não? Pra ter uma idéia, esse site pode te ajudar:


Aqui você pode saber como seu corpo ficaria sobre a moto que você escolheu. Inclusive dá pra mudar a posição de guidão e assento, para saber como ficaria personalizada.

Ou seja, não importa como é a moto, a gente sempre dá um jeito.

E vamos que vamos, "Di motoca", Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário