1 de jun. de 2014

Viajando Di Motoca - Alimentação

Vai viajar? Já preparou a moto, separou as ferramentas, equipamentos, câmera e tudo mais? Checou a previsão do tempo? Ótimo, mas e a sua alimentação, pensou nisso?

Quando vamos para a estrada, há diversas opções pelo caminho, e certamente esse é um dos atrativos que fazem parte da experiência de viajar, mas uma refeição mal pensada pode estragar toda a diversão. O risco de uma intoxicação alimentar pode ser desastroso, por isso procurar por locais com certa higiene é pré-requisito básico.

(link do chato do Dr. Dráuzio, explicando o quanto você pode se lascar)

Agora, vamos assumir que você escolheu um local adequado pra comer, (ou que está levando a própria comida) ainda há algumas coisas à serem consideradas:

  • Prefira refeições leves, pois refeições com mais "sustância" podem dar sono, e diminuir drasticamente seus reflexos.
  • Mantenha-se Hidratado: Durante as viagens, podemos ficar horas curtindo a moto e a paisagem e esquecemos de nos hidratar. Falta de hidratação pode causar cãibras. Isso não é nada divertido.
  • Seja Frugal: Melhor fazer várias pequenas refeições durante o dia, assim você faz pausas curtas pra descansar e digere melhor a comida, sem pesar no estômago. Outra coisa: seu corpo digerindo melhor os alimentos em pequenas doses, diminui a chance de dar "aquela vontade" de correr até a casinha. (quanto menos entra, menos sai..)
  • Evite alimentos que gerem gases: Ovos por exemplo. Por mais que você tenha um relacionamento sólido com sua garupa, ninguém merece isso. lembre-se: ela está logo atrás de você!



Outra opção é preparar sua própria comida. Isso pode ser uma ótima opção, mas vai requerer mais planejamento. Pode-se usar pequenos fogareiros de camping, que são pequenos, e muito úteis, mas essa solução vai aumentar a quantidade de equipamentos na sua mala, já que também será necessário carregar panela, talheres e demais apetrechos, mas não deixa de ser uma opção muito interessante quando o roteiro passa por locais mais remotos.
Kit de cozinha da Touratech

Outra opção pra sua aventura são os preparados de comida desidratada, no qual se adiciona água quente e está pronto! Mas essa opção aumenta o custo da viagem (e diminui a diversão, já que provar a culinária local é boa parte do programa!)

Espero que essas dicas sirvam pra sua próxima viagem! E você, como se alimenta na estrada? Qual a coisa mais diferente que já comeu viajando?

Vamos que vamos, "Di Motoca" Sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário